O Instituto Unimed São José do Rio Preto acaba de se tornar uma instituição de Utilidade Pública. O projeto de lei, proposto pelo vereador Renato Pupo, foi aprovado com unanimidade pela Câmara Municipal na sessão da última terça-feira, dia 30 de abril. O título é concedido a entidades, fundações e associações civis como forma de reconhecê-las como instituições sem fins lucrativos e prestadoras de serviços à sociedade.
Criado em 2020, o Instituto conta com centenas de voluntários cadastrados, entre médicos cooperados, colaboradores e população em geral. Com ajuda deles e por meio de projetos fixos, ações sociais, eventos e parcerias, milhares de pessoas já foram diretamente impactadas e beneficiadas ao longo desse tempo.
“O Instituto nasceu em meio à pandemia com objetivo de ajudar a sociedade. Hoje, nosso foco é a inclusão de pessoas com deficiência, principalmente por meio do esporte. Ser reconhecido como Utilidade Pública Municipal é mais um passo importante na história do Instituto que poderá mobilizar ainda mais a população para impactar positivamente o maior número de pessoas”, explica o presidente do Instituto Unimed São José do Rio Preto, Gilmar Valdir Greque.
Os principais projetos do Instituto hoje são o Pernas Solidárias, que estimula a prática esportiva visando o desenvolvimento e inclusão de pessoas com deficiências; o projeto UnIR, que realiza a doação de parte do imposto de renda de cooperados e colaboradores para instituições sociais; e o projeto Ciranda, que doa equipamentos de acessibilidade para pessoas que não têm condições de adquirir.
O Instituto oferece também o Beabá Bebê Down, projeto em parceria com a Funfarme, cujo objetivo é preparar mulheres que serão mães de bebês com síndrome de Down, oferecendo informações, suporte e treinamentos específicos. E promove ainda a Corrida de Inclusão Instituto Unimed Rio Preto, cuja arrecadação com a venda de kits é revertida para projetos de inclusão.
Além deles, outras ações já trouxeram resultados importantes como a doação de equipamentos para o Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores e o projeto Emprego Apoiado, que oferece oportunidades para que paratletas tenham uma segunda profissão além do esporte.
“Esta é uma conquista muito importante para o Instituto Unimed Rio Preto, entidade totalmente sem fins lucrativos que, em quase quatro anos, já se tornou uma das mais representativas da nossa cidade. Agora, como utilidade pública, poderá realizar ainda mais ações e beneficiar mais pessoas. É um orgulho para nós ter o nome da Unimed Rio Preto vinculado a um instituto tão importante”, afirma o presidente do Conselho de Administração da Unimed Rio Preto, Marcelo Lucio de Lima.
Fonte: Comunic Comunicação Estratégica